terça-feira, 10 de julho de 2012

A sociedade portuguesa e o nível de desenvolvimento das mentalidades!



É o estadio de desenvolvimento económico-social que gera as mentalidades. A cada tipo de civilização, a cada estádio do seu desenvolvimento, corresponde um tipo de cultura e de mentalidade. O presente momento em Portugal a bem ver não se alterou muito ao anteriormente a 25 de Abril de 1974, pois que o país não sofreu desenvolvimento agrícola, industrial ou mesmo comercial que elevasse a sociedade a um novo patamar de desenvolvimento.



Não querendo dizer com isto que não tenha havido alterações de 25 de Abril para os dias de hoje, mas essas mesmas alterações não elevaram as referidas actividades económicas, antes as estagnaram. Então onde se verifica a diferença no desenvolvimento? Ele apenas se encontra no desenvolvimento urbano, estradas e instalações e aumento do volume de capacidade e desenvolvimento ou crescimento das cidades. Isso somente nos fez passar de uma sociedade agrícola para uma mais citadina, mas também promoveu o aumento de uma camada de classe instável, a pequena-burguesia, classe sem objectivos de vida que não seja a de ascender à média ou média alta-burguesia e nunca com pretensões ou verdadeiro desempenho revolucionário como os simples assalariados agrícolas ou operários da indústria. E é essa camada de classe que se denomina de pequena-burguesia a qual geralmente está associada ao chamado sector terceário da produtividade, comércio, serviços, pequenos proprietários, pequenos comerciantes e profissões livres, que representa a maioria da população.




Acontece é que muitas das culpas de o desenvolvimento das mentalidades de sectores dessa classe não se terem elas tornado exigentes e participativas da vida política, se devem ao divisionismo e até ao levar para lutas sem saída este sector de classe, por parte dos partidos e de o não saber aliar a camadas de classe mais progressistas, operariado e campesinato. Infelizmente quer campesinato quer o operariado quase não tem existência no nosso país devido ao abandono da industria pesada e do cultivo dos campos.


Quem fez do ponto de vista do não desenvolvimento do país foi de facto a governação PS e PSD a mando da UE. Mas as culpas a meu ver de tal se devem também à muito má ou mesmo contraproducente acção nada educadora das chamadas oposições de "esquerda". Quero eu dizer, o PS e O PSD, ou melhor ainda, a classe dominadora detentora do capital, só fez o que fez, por um lado, por ter bons serviçais, PS e PSD. Por outro, pelo facto dos trabalhadores e todas as restantes camadas da sociedade, não terem tido um partido ou uma oposição que os representasse, de forma a os conduzir em lutas, onde se opose-se de forma total eficaz, a tudo o que o grande capital veio fazendo através do PS e do PSD. Foi a meu ver, é a meu ver, na falta de uma verdadeira política progressista, democrática e mesmo revolucionária, que tudo foi permitido, porque a maioria da população até por tal se dividiu, dividiu-se na ausência de uma correcta direcção e na existência de uma falsa e estúpida direcção política dita de esquerda.


Os partidos ditos de esquerda, deseducaram, eles traíram, eles levaram as pessoas na sociedade para becos sem saída com políticas falsas de esquerda através dos sindicatos, aplicando antes políticas de interesse de seus partidos e nunca de verdadeiramente defesa de interesses dos trabalhadores. E é claro que denuncio nisto tanto o chamado PCP quanto o PS, partidos a meu ver de falsa esquerda. E eis o estado a que hoje por via de tudo isto e muito mais aqui chegámos!



Sem comentários:

Enviar um comentário